Negativação Direto com o Banco: Como funciona e as vantagens

Já ouviu falar em negativação direto com o banco? A negativação decorre da inadimplência do cliente. Algumas empresas até adotam boas estratégias de cobrança. No entanto, nem sempre o devedor consegue quitar seu débito. Diante da situação, uma saída é negativar o cliente.

Negativar significa inserir o CPF do consumidor no sistema de algum órgão de proteção ao crédito. A prática informa ao mercado que tal cliente não honrou alguma obrigação financeira. Assim, é possível entender melhor os riscos de fechar novos negócios com esse consumidor.

Mas como funciona a negativação direto com o banco? Quais as vantagens e desvantagens dessa prática? Para entender isso, é preciso saber os motivos na inadimplência inicialmente.

Causas de negativação de clientes

A negativação de clientes decorre da inadimplência contratual. Em muitos casos, o consumidor não consegue honrar com seus compromissos por diversos motivos. E entendê-los é o primeiro passo do empresário para adotar formas de cobrança mais adequadas. No entanto, é comum que, mesmo diante da tentativa de uma negociação amigável, a situação não se resolve.

Por isso, ocorre a negativação direto com o banco. Veja algumas causas que provocam a negativação de clientes:

  • Desemprego: o desemprego é a principal causa da inadimplência. Se as taxas de desemprego aumentam, as taxas de inadimplência também sobem. Quem está desempregado prioriza contas essenciais. Os outros débitos ficam em segundo plano.

  • Falta de educação financeira: é comum vermos pessoas sem o mínimo de conhecimento sobre finanças. Isso ocasiona um descontrole acerca de receitas e despesas. Quem não tem as rédeas dos próprios gastos acaba se endividando.

  • Falta de conhecimento do cliente: a empresa que não conhece o perfil de seus clientes pode se prejudicar com a inadimplência. Muitos negócios são fechados sem que o empresário saiba se o consumidor está negativado ou não.

  • Parcelamentos excessivos: a falta de educação financeira faz com que as pessoas parcelem suas compras. Quando o parcelamento é excessivo, perde-se o controle do orçamento.

  • Salário atrasado: muitas empresas deixam de pagar seus funcionários em dia. Quando ocorre atraso no salário de um cliente, é provável que ele se torne inadimplente.

Negativação direto com o banco

A inadimplência de clientes faz com que o empresário tenha que tomar algumas medidas, afinal, a gestão da carteira de cobrança é crucial para a saúde financeira. Muitos, inclusive, terceirizam essa gestão para uma empresa de recuperação de crédito. Independentemente disso, a negativação direto com o banco é uma das medidas neste sentido.

É possível negativar boletos de forma automática pela instituição financeira e o funcionamento é bem simples. Cada banco baixa automaticamente os boletos vencidos e não pagos emitidos pela instituição. Há bancos que aguardam 50 ou 60 dias, enquanto outros aguardam 120 dias para realizar a baixa automática.

A partir deste prazo, a empresa sacadora do título pode negativá-lo ou protestá-lo, e isso tem um custo. Para tanto, o interessado deve entrar no aplicativo ou no site da instituição financeira em que sua empresa possui conta. Em seguida, deve encontrar a instrução (em geral, na área de cobrança) que permite negativar individualmente ou em lote o pagador que possui dívida vencida e não paga.

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem de fazer negativação direto com o banco, além da simplicidade da medida, é transferir a terceiros o processo de cobrança, que se torna menos pessoal e menos constrangedor. Quando o serviço é feito de forma automática, também traz o benefício de livrar o setor financeiro de maiores preocupações com cobranças. Paga-se uma taxa ao banco, que arcará com  gastos com telefonia e tempo do funcionário para desempenhar a cobrança/negociação.

A negativação também é uma vantagem para o mercado. O cidadão com “nome sujo” poderá sofrer restrições por sua inadimplência e fica com o nome no banco de dados do serviço de proteção ao crédito, o que ajuda outros comerciantes a se precaverem na hora de entrar em uma relação comercial com tal pessoa.

A desvantagem da negativação direto com o banco é que, em caso de erro no sistema, uma pessoa pode ser negativada indevidamente. Isso pode trazer consequências (como uma ação de danos morais) para a empresa e para a instituição.

Formas de negociação de dívida

Definir uma maneira de negociação de dívida depende da causa da inadimplência. A negativação direto com o banco ocorrerá se nenhuma delas der resultado. No entanto, a melhor saída é sempre tentar encontrar uma resolução amigável.

No caso do inadimplente desempregado, há um fator externo à empresa. Porém, é interessante que o empresário converse com o devedor para compreender a real situação. Oferecer formas de facilitar o pagamento é uma boa tática para tentar recuperar os valores. No caso de clientes com salário atrasado, a situação foge do controle do próprio devedor. Da mesma maneira, é possível oferecê-lo condições especiais para que quite seu débito.

Se a inadimplência decorre da falta de educação financeira, a situação é mais delicada. Possivelmente, ela se repetirá. Então, a forma de negociação da dívida passa muito por ter uma equipe treinada e especializada neste atendimento. Entrar em contato de forma amistosa é fundamental para ter sucesso do pagamento, sem que a empresa perca o cliente ou que desgaste relação comercial.

Para as situações em que há parcelamento excessivo, a estratégia é outra. A empresa quer continuar atraindo os clientes por meio do parcelamento, certo? Então a saída é limitar o número de prestações. Cabe também oferecer descontos e vantagens para o pagamento a vista.

Ao negociar a dívida, tenha sempre em mente que um dos objetivos é manter uma boa relação comercial. Compreenda a situação do devedor e trace estratégias para recuperar o crédito. No entanto, não se esqueça de prezar pelo bom relacionamento.

Ter boas estratégias de cobrança é fundamental para a saúde financeira do negócio. A negativação direto com o banco é só uma delas. Em qualquer medida a ser tomada, o auxílio de uma empresa, como a Ágilcob, pode fazer a diferença. Nós trabalhamos com práticas eficazes para diminuir a inadimplência e recuperar créditos. Por meio delas, também conseguimos manter saudável a relação com o cliente devedor. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato!

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