Afinal, o que a taxa de inadimplência significa para seu negócio?

O QUE A TAXA DE INADIMPLÊNCIA SIGNIFICA PARA SEU NEGÓCIO?

Assim como algumas pessoas, existem empresas que relutam em enxergar certos problemas. E, quando o assunto é redução de inadimplência, esse tipo de “cegueira” costuma ser bastante recorrente. A maioria das empresas não gosta (e muitas vezes não sabe) como lidar com clientes inadimplentes.Além disso, muitas não sabem como realizar a redução de inadimplência. No entanto, deixar o problema para ser resolvido depois pode transformá-lo em algo ainda maior.

A redução de inadimplência é  atividade que deve ser levada a sério. Uma excelente maneira de monitorar a inadimplência e evitar suas consequências mais graves é através da análise da taxa de inadimplência. Para quem não conhece essa métrica e quer saber como usá-la a favor do seu negócio, vale a pena conferir!

1. Medindo a sua taxa de inadimplência

A taxa de inadimplência nada mais é do que uma métrica correspondente ao percentual das operações com atraso superior a 90 dias, em relação às vendas a prazo. Para medir a taxa de inadimplência é preciso realizar um cálculo simples.

Primeiramente pegue a somatória dos créditos em atraso e multiplique por 100. Em seguida, divida pelos valores das vendas a prazo.

Vale destacar aqui que os créditos a serem considerados são aqueles que possuem mais de 90 dias de atraso e menos de 180 dias. É possível definir outra métrica considerando o tipo de faturamento do seu negócio. Porém, em regra, este é o prazo mais recorrente entre as empresas.

Taxa de inadimplência= créditos em atraso x 100/vendas a prazo

Se uma empresa conta com um crédito em atraso de R$ 12.000,00, por exemplo, sua taxa de inadimplência é de 12%.

O cálculo deve ser realizado considerando um período próprio. Para a maioria das empresas, como o recebimento é mensal, o prazo costuma ser de 30 dias. Mas nada impede de calcular para períodos maiores ou menores, dependendo do tipo de faturamento do seu negócio.

2. Significados da taxa de inadimplência

Uma taxa de inadimplência alta pode ter vários significados para o seu negócio. Na maioria das vezes, ao perceber altos percentuais, o empreendedor precisa tomar algumas decisões importantes para que a situação não se agrave. Abaixo separamos algumas dessas medidas que podem ser levadas em conta quando o empreendedor se depara com uma alta taxa de inadimplência.

É hora de reavaliar seu planejamento financeiro

Uma alta taxa de inadimplência impacta diretamente o planejamento financeiro de qualquer negócio. Assim, cheque de que maneira investimentos e negociações podem ser afetados e eventualmente mude suas estratégias.

Cheque se é hora de pedir um empréstimo

Empréstimos sempre vem acompanhados de juros e podem se tornar um problema ainda maior para a empresa. No entanto, caso as taxas de inadimplência demonstrem que o capital de giro pode acabar comprometido, talvez seja a hora de considerar.

Veja se é hora de negociar com fornecedores

Diante de um cenário grave de inadimplência, muitas empresas deixam de pagar fornecedores. No entanto, isso pode comprometer o relacionamento e até a qualidade final de produtos e serviços. Diante de um cenário mais crítico, a melhor opção é renegociar prazos e parcelar pagamentos. Isso faz com que a empresa ganhe mais tempo para recuperar o prazo que precisa.

Procure ajuda especializada para a redução de inadimplência

Muitas empresas temem em contratar uma assessoria de cobrança com medo de que o problema fique ainda maior. Como não existe garantia da recuperação do crédito, algumas empresas temem que pagando uma empresa de cobrança irão gastar um dinheiro que pode ser precioso para um momento crítico.

No entanto, contar como auxílio de uma assessoria especializada pode fazer bastante diferença. Além de conduzir o processo de cobrança de forma profissional, esse tipo de serviço costuma ter um retorno de investimento maior do que deixar a cobrança nas mãos do financeiro.

Para promover a redução de inadimplência e evitar que o problema cresça, a empresa deve agir de forma rápida e com assertividade. Diante de taxas de inadimplência alta é fundamental contar com auxílio profissional.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como uma empresa de cobrança especializada pode beneficiar seu negócio com a redução de inadimplência? Entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×