Causas da inadimplência nas empresas: descubra e corrija!

Uma das melhores maneiras de se evitar a inadimplência é entendendo o motivo pelo qual os seus clientes se tornam inadimplentes. Além de conhecer as razões, é preciso saber quais são as melhores atitudes para se tomar na hora de recuperar os valores devidos.

Muitas vezes, os motivos que causam a inadimplência não foram causados pela empresa. Mas sim, por fatores externos, como questões econômicas, problemas trabalhistas, entre outros entraves. Porém, ainda que a empresa não seja responsável por esses fatores, cabe a ela contornar esse tipo de situação a fim de evitar prejuízos.

Para saber quais são as principais razões que levam o cliente à inadimplência e como evitá-la, não deixe de conferir!

Desemprego e inadimplência

Os órgãos de proteção ao crédito apontam o desemprego como a principal causa da inadimplência. Não por outro motivo, sempre que as taxas de desemprego aumentam, as taxas de inadimplência também sobem.

Quem perde o emprego acaba priorizando as contas essenciais. Por isso, quem fica nessa situação acaba atrasando, ou mesmo deixando de pagar as próprias contas.

Embora o desemprego seja uma questão externa à empresa, a qual ela não pode controlar, é preciso saber lidar com os clientes que estejam desempregados e tenham se tornado inadimplentes. A melhor maneira aqui é conversar com o devedor, entender a situação e oferecer formas que facilitem o pagamento para que o valor seja recuperado.

Salário atrasado

Ainda que a legislação trabalhista conte com uma série de medidas que impedem o atraso dos salários, em um cenário financeiro crítico, muitas empresas acabam deixando de pagar seus funcionários.

Clientes que estão nessa situação são fortes candidatos a se tornarem inadimplentes. Como aqui existe um motivo de força maior, ou seja, o devedor muitas vezes não teve culpa do ocorrido, uma boa maneira da empresa reaver os valores é oferecendo condições especiais ao devedor.

Lembre-se que manter uma boa relação comercial também é um objetivo da cobrança. Logo entender a situação do devedor e ter estratégias para recuperar o crédito, sem que isso comprometa o relacionamento com o cliente, é de extrema importância.

Falta de educação financeira

A maioria das pessoas não conta com uma educação financeira mínima. Por isso, é muito comum encontrar pessoas que não tem as redeas dos próprio gastos. Muita gente não sabe quais são suas despesas fixas e variáveis, o que facilita ainda mais a perda de controle. Não por outro motivo, é muito comum encontrar pessoas que estão endividadas e não sabem como resolver o problema sem aumentar ainda mais as dívidas.

Em casos como estes, cabe a empresa entrar em contato com o devedor, conhecer a sua situação e negociar a dívida de modo a garantir o crédito. Sim, é uma situação bem delicada. Logo, contar com uma equipe treinada e especializada nesse tipo de atendimento pode significar o sucesso do pagamento, sem a perda do cliente ou o total desgaste de uma relação comercial.

Parcelamentos excessivos

Se por um lado, os parcelamentos podem ser uma ótima estratégia para atrair clientes. Por outro, eles também podem aumentar a inadimplência na empresa. Especialmente se estamos falando em parcelamentos excessivos. Por conta da falta de educação financeira, muitos clientes acabam parcelando as compras e perdendo o controle do orçamento. Com o passar dos meses, o cliente não tem renda para arcar com o crédito, e acaba se tornando inadimplente.

Uma boa estratégia para empresas que querem continuar atraindo seus clientes através do parcelamento é limitar o número de prestações. Além disso, vale oferecer descontos e vantagens para o pagamento a vista.

Falta de conhecimento do cliente

Alguns clientes representam um risco maior de inadimplência do que outros. Por isso, é fundamental que a empresa tenha um cadastro e conheça o perfil de seus clientes. Para empresas que atuam com pagamentos recorrentes e, especialmente crediários, vale a pena checar a inscrição do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito antes de aceitar o parcelamento de valores. Da mesma forma, o cliente que se torna inadimplente mais de uma vez, pode perder oportunidades de parcelamento ou outras facilidades de pagamento.

Empresas que contratam serviços de cobrança, em geral, contam com esses dados e informações por meio de relatórios. Empresas de cobrança, além de realizarem a cobrança propriamente, podem contribuir para que a criação de boas práticas e estratégias para minimizar ou evitar a inadimplência.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como uma empresa de cobrança especializada pode beneficiar seu negócio? Entre em contato e saiba mais!

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