Dicas Ágilcob para realizar a cobrança de inadimplentes

Em tempos de crise econômica e elevados índices de desemprego, a inadimplência passa a ser um grave problema a ser enfrentado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Nesse cenário, é hora de investir de verdade na recuperação de ativos, de modo a reaver pelo menos parte das receitas que deveriam ter entrado em seu caixa.

Acontece que, em meio a esses esforços para cobrança de inadimplentes, surgem algumas dificuldades, como encontrar um método ideal para contatar os devedores, qualificar seu quadro de pessoal para proceder com as cobranças, entre outras questões.

Pensando em lhe ajudar, a Ágilcob cobrança empresarial preparou algumas dicas para você. Confira neste post quais são elas.

Invista em treinamento para cobrança de inadimplentes

Gerenciar a cobrança de devedores em sua empresa não é tarefa simples. Demanda dos dirigentes responsáveis por essa atividade ação estratégica e muita organização.

Nesse sentido, uma das principais ações a serem implementadas dizem respeito a preparação de sua equipe. Tenha em vista que proceder com cobranças não é simplesmente ligar e informar o devedor sobre o débito.

Para cada ativo e perfil de cliente há uma abordagem especifica a ser adotada. Imagine, por exemplo, uma dívida vultuosa contraída por uma outra empresa junto a seu negócio. É do maior interesse recuperar esse devedor e, por isso, serão apresentadas condições especiais para pagamento e, até mesmo, amortização de juros e multas.

No caso de pequenas dívidas, o que interessa é contatar o maior número de clientes possível em pequenos intervalos de tempo. Isso porque não é interessante dispensar muito tempo para pequenas receitas. O que não significa interromper as tratativas depois apenas alguns contatos.

Trabalhe com uma metodologia assertiva

Como vínhamos falando, o método empregado para recuperação de ativos deve ser muito bem formulado. Isso envolve a escolha dos canais de comunicação corretos para contatar os devedores, a formulação de estratégias de negociação adequadas e a preparação de um discurso muito bem alinhado.

Vejamos cada um dos pontos listados separadamente:

Canais de comunicação

Quando o assunto são os canais de comunicação para contactar devedores, não devemos nos restringir a uma única opção. Desde que em horário adequado, o setor de cobrança poderá entrar em contato via ligação telefônica, e-mail, aplicativos de mensagens, SMS ou carta.

Em casos específicos, pode ser interessante investir em diligências para contatar determinados devedores, como no caso de empresas por exemplo. A efetividade dessa abordagem deve ser avaliada constantemente por gerar mais custos que as demais.

Estratégia de negociação

A negociação estabelecida para cobrança de inadimplentes passa, necessariamente, pela criação de um sistema de incentivos. Afinal de contas, se o que interessa a empresa é reaver o valor devido o quanto antes, é preciso mais do que solicitar o pagamento.

Como possibilidade de incentivo, podemos citar a oferta de condições especiais para pagamento e amortização de juros e multas. Não se esqueça de apresentar essas facilidades de forma gradativa e, assim, atrair o interesse do cliente em débito para a proposta.

Abordagem

A forma como se aborda o devedor é tão importante quanto a proposta apresentada. Isso porque uma cobrança incisiva, pouco polida, pode afastar o cliente já em um primeiro contato. Por isso, opte por um discurso amigável, se apresentando com alguém que veio para ajudar e não para aprofundar os problemas de alguém que já está em dificuldades.

Conte com uma assessoria jurídica

A gestão da cobrança em sua empresa não pode prescindir do auxílio de uma assessoria jurídica. Tenha em vista os casos de cobrança judicias e extrajudiciais em que você precisará de um acompanhamento técnico para a realização dos ritos processuais e atividades em cartório.

Outro ponto relevante diz respeito a legalidade das cobranças em curso. Toda negociação deve ser avaliada sob o ponto de vista jurídico para que no futuro seu negócio não enfrente problemas com a justiça. Não se esqueça que, atualmente, um grande número de empresas vem respondendo a processos por casos de cobrança indevida.

O que você achou de nossas dicas sobre cobrança de inadimplentes? Ficou alguma dúvida? Entre em contato com um Consultor da Ágilcob.

 

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