Como os meios digitais podem facilitar a cobrança de débitos?

Fotografia de destaque para o artigo: "Como os meios digitais podem facilitar a cobrança de débitos?". A cena em filtro avermelhado mostra um sofá decorado com faixas ao fundo, sobre ele um rolo de cartolina. Uma mulher escreve concentrada em seu notebook ao lado de um celular sobre uma mesa branca, do outro lado da mesa um homem interage com outro notebook sobre a mesma mesa #pracegover

O primeiro passo para fazer a cobrança de débitos e reaver ativos de clientes inadimplentes é estabelecer um canal de comunicação que seja seguro e amigável para o cliente.

A cobrança de débitos é uma atividade central da gestão financeira da empresa e reflete diretamente em aspectos cruciais como lucro, liquidez e capacidade de investimento do negócio. Contudo, essa é uma prática que, em muitos casos, causa transtornos, pois nem sempre é fácil lidar com clientes inadimplentes e nem sempre dispostos a negociar. Assim, especialistas em cobrança estão sempre procurando formas de facilitar a cobrança de débitos.

Neste artigo, vamos abordar formas de cobrança que podem trazer melhores resultados na recuperação de ativos. Continue a leitura e entenda como essas ferramentas podem ser um meio para realizar cobranças de forma mais assertiva e eficaz. Confira!

Cobrança de débitos

A cobrança de débitos é uma atividade central na estrutura de qualquer empresa que busque reaver ativos de clientes inadimplentes. Porém, essa atividade, muitas vezes, acaba por comprometer as demais funções da gestão financeira.

Por isso, muitas empresas buscam alternativas capazes de aprimorar essa cobrança e conseguir mais resultados com menos esforços. Dessa forma, a gestão financeira pode deixar de ser um entrave para outras atividades importantes e, além disso, passa a ser uma fonte constante de recuperação de recursos que podem fazer falta no caixa da empresa.

Assim, as organizações em consonância com o que há de mais atual não ignoram o potencial das ferramentas de comunicação digital, que são capazes de otimizar a atividade de cobrança.

Meios digitais de cobrança de débitos

Uma das práticas mais importantes na hora da empresa se dedicar à recuperação de devedores é saber como iniciar as negociações e deixar o canal de comunicação aberto. Afinal, muitos clientes acabam barrando qualquer tentativa de diálogo já no princípio das abordagens, principalmente quando as cobranças se dão por telefone.

O primeiro passo para reaver ativos de clientes inadimplentes é, portanto, estabelecer um canal de comunicação e negociação que seja seguro e amigável para o cliente. É aí que entram em cena os meios digitais de cobrança.

Com o avanço da comunicação digital, principalmente por meio de redes sociais, as empresas vêm descobrindo que esses canais, quando usados de forma apropriada, trazem muito mais resultados práticos do que os canais tradicionais. A seguir, apresentaremos três dos principais meios digitais de cobrança.

Ligação programada

A ligação programada é uma das formas mais conhecidas de facilitar a gestão da cobrança de débitos. Usando esse método, é possível entrar em contato com um grande número de clientes inadimplentes de forma automatizada, sem gerar grandes custos para a empresa. O contato telefônico deve ser sempre em tom amigável e receptivo, caso contrário, dificilmente os clientes retornarão a ligação a fim de negociar seus débitos.

E-mail

Diferentemente das ligações tradicionais de cobrança via telemarketing, que na maioria das vezes terminam com o cliente desligando o telefone já nos primeiros segundos de conversa, o e-mail é uma ótima forma de a empresa ter a oportunidade de se fazer ouvir.

Isso porque, a cobrança via e-mail traz a possibilidade de apresentar uma proposta de negociação da dívida sem fazer o cliente se sentir constrangido ou pressionado a aceitar os termos propostos.

Nessa modalidade de cobrança, é muito importante que a redação dos e-mails seja persuasiva, apresentando já nas primeiras linhas quais são as vantagens para o cliente aceitar a sua proposta. 

Outra vantagem do e-mail diz respeito à automatização de mensagens, responsável por facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos nas atividades de cobrança, diminuindo os custos da empresa.

WhatsApp

Outra forma de criar um canal de comunicação direta com o cliente é o uso institucional do WhatsApp. Por se tratar uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada por pessoas de todos os perfis socioeconômicos, o mensageiro tem o potencial de criar um canal seguro e amigável para abrir as negociações na cobrança de débitos.

Além disso, o WhatsApp também permite que você mande mensagens automatizadas, o que ajuda na organização das cobranças.

Agora que você já conhece os principais meios digitais que podem facilitar a cobrança de débitos, veja algumas dicas para realizar a cobrança de inadimplentes.

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